Sérgio Marins, terceiro colocado

O Grande Prêmio do Longines São Paulo CSI-W Indoor coroou a principal semana do hipismo brasileiro, com a participação dos 41 melhores conjuntos do País. A prova com obstáculos a 1,50m consagrou o paulista Artemus de Almeida, montando a égua Zarisma.

Entre os 12 classificados para a segunda passagem, apenas os três primeiros mantiveram pista limpa, nenhum ponto perdido. Na decisão por tempo, Artemus somou 37s58, contra 39s75 do vice-campeão Fábio Sarti (Evian Van't Heike). Sérgio Marins (Land Peter) ficou em terceiro com 39s93.

"Vencer um Indoor é diferente, é um concurso em que o público se aproxima e interage com o cavaleiro. A torcida motiva quem está montando", declarou o campeão, assim que desmontou, ainda no picadeiro. Artemus foi o melhor brasileiro no Best Jump de Porto Alegre no início de outubro e venceu o Campeonato Brasileiro Sênior em 2013. "Competir é tudo para mim, mas também gosto muito de formar cavalos".

O cavaleiro desenvolve sua profissão de formador de cavalos no Manege Querubim, em Itu (SP). "É ótimo viver fazendo o que a gente mais gosta. É um prazer pegar o cavalo desde 'cedo' e trabalhar com paciência, fazendo o que deve ser feito no tempo certo. O retorno é quase sempre gratificante", garantiu Artemus, que integrou a comissão técnica da Equipe Jovem da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), na conquista de sete medalhas de ouro há uma semana no Campeonato Americano da Juventude no Chile.

 

 

Pódio do GP

 

Missão cumprida - A exemplo do concurso de 2013, Doda de Miranda, principal nome do Longines São Paulo Indoor CSI-W Indoor, participou do galope da vitória, restrito aos seis primeiros colocados. Doda levou dois cavalos para o desempate e ficou em quinto lugar com Willen e em nono com Ariness, cometendo apenas uma falta com ambos. Em 2013 o medalhista olímpico foi o quarto, montando Sam.

 

Completaram os premiados deste ano, Francisco Musa (Xindoctro Método), em quarto e Lucas Brambilla (CRM Busch), representando Portugal, na sexta colocação.

 

"Foi uma semana excelente. Meu objetivo não era o desempenho, mas a divulgação do hipismo no Brasil, o que foi amplamente alcançado. Faço questão de agradecer ao Constantino Scampini (Ariness) e ao Marinho Francisco Cia Jr. por terem cedido cavalos tão bons. Pude novamente ficar entre os premiados", enfatizou Doda, que atendeu solicitamente durante cinco dias a centenas de fãs, com pedidos de autógrafos, fotografias, sempre com humildade e simpatia entre um abraço e outro.

 

"Na Europa o povo gosta muito de hipismo, respeita e admira os cavaleiros, mas nada se compara ao carinho dos brasileiros. Volto para casa levando na lembrança o golaço marcado pela Sociedade Hípica Paulista. Tranquilo com a realização do torneio e também com a minha classificação", comentou Doda, que há dez anos mora na Bélgica. Seus próximos saltos serão nos concursos de Lier, no país onde reside; Lyon, na França; Doha no Catar, válido pelo Global Champions Tour (GCT) e Sttutgart, na Alemanha.

 

Resultado do GP Longines

1- Artemus de Almeida (Zarisma) - 0+0 - 37s58

2- Fábio Sarti (Evian Van'T Heike) - 0+0 - 39s75

3- Sérgio Neves Marins (Land Peter do Feroleto) - 0+0 - 39s93

4- Francisco Musa (Xindoctro Metodo) - 4+0 - 38s79

5- Doda de Miranda (Willen) - 0+4 - 39s22

6- Lucas Martins Brambilla (CRM Busch Van Het Prinsenveld) - 0+4 - 39s81

MODALIDADES

SALTO

A modalidade Salto consiste...
A modalidade Salto consiste basicamente numa prova em que o conjunto (cavalo/cavaleiro) percorre um percurso entre 8 a 12 obstáculos diferentes.

ENDURO

Palavra de origem inglesa, o Enduro...
Palavra de origem inglesa, o Enduro (Endurance) se traduz como competição longa em que a velocidade deve se adequar à resistência.

ADESTRAMENTO

O Adestramento ou Dressage, como é...
O Adestramento ou Dressage, como é conhecido internacionalmente, é uma modalidade Olímpica do Hipismo.

CCE

O Concurso Completo de Equitação...
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre.