CBS - Brasileiro de Senior 2012

 

Terminou neste domingo, dia 8 de julho, na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba, a disputa do título da Confederação Brasileira de Hipismo de salto, o Campeonato Brasileiro de Sênior Top, com a espetacular vitória do cavaleiro que representa em São Paulo o Centro de Treinamento Helvetia Riding Center, Francisco Mesquita Musa e HRC Xindoctro, com apenas 8 pontos perdidos no final do campeonato, confirmando seu favoritismo e excelente performance.

Para o vice campeonato foi preciso desempatar em pista pois três conjuntos terminaram o último dia de prova com 9 pontos perdidos. Cesar Almeida com Vanity Império Egípcio apresentou o forfait ocupando a quarta posição do campeonato.

Em pista, o melhor resultado foi do experiente cavaleiro paulista, Artemus de Almeida montando Sharapova. Medalha de bronze, para o cavaleiro do Rio de Janeiro, Fábio Leivas da Costa e Catija do Mar.

A responsabilidade dos traçados das pistas do brasileiro de Lucia de Alegria Simões que colocou toda sua experiência de mais de duas décadas como armadora, e muitos anos de amazona, nos dois percursos que finalizaram a competição com obstáculos de 1.55m/1.60m de altura.

O quinto posto ficou com o carioca Rodrigo Marinho e Cleofàs com 12 pontos perdidos. E completou o pódio do brasileiro de Sênior Top de 2012, o cavaleiro gaúcho Daniel Chaves Anicet montando Calypso Guet com 17 pontos.

 

O Brasileiro Sênior Top é a 5ª etapa do novo ranking Sênior da Confederação Brasileira de Hipismo. O ranking é composto por um circuito de oito concursos cujos GP's tem um incentivo em espécie de R$ 25 mil dados pela CBH, além da premiação de cada evento. Ao final serão distribuídos R$ 250 mil aos seis primeiros colocados do ranking.

O cavaleiro Francisco Musa, que venceu o Brasileiro de Senior, o GP da Copa São Paulo e do Oi Brasil Horse Show, lidera a disputa com 67 pontos, seguido por César Almeida, 56 pontos e Artemus de Almeida, também com 56.

Já na categoria Sênior, 1.40m, Pedro Henrique Monteiro garantiu o título com 7,63 pontos perdidos, pelas cores da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro. O cavaleiro de São Paulo, Rodrigo Yue Der Tsau, com Banco do Brasil Seguro Vida Mulher Teka GMS, foi o vice-campeão com 14,48 pontos perdidos. Deixando na terceira posição Fernando José Costa com WFH Zilverstone com 14,57 pontos perdidos.

João Vitor Marcon com Cantonios JMen ocupou o quarto posto. Enquanto o mineiro Pedro Paulo Luz Lacerda com Nietzsche Dugranit Cepel Jl Sitio Chuin, fechou com 16 pontos perdidos, na quinta posição. Completou o placar, Felipe Amaral com Premiére Carthoes BZ.

 

 

MODALIDADES

SALTO

A modalidade Salto consiste...
A modalidade Salto consiste basicamente numa prova em que o conjunto (cavalo/cavaleiro) percorre um percurso entre 8 a 12 obstáculos diferentes.

ENDURO

Palavra de origem inglesa, o Enduro...
Palavra de origem inglesa, o Enduro (Endurance) se traduz como competição longa em que a velocidade deve se adequar à resistência.

ADESTRAMENTO

O Adestramento ou Dressage, como é...
O Adestramento ou Dressage, como é conhecido internacionalmente, é uma modalidade Olímpica do Hipismo.

CCE

O Concurso Completo de Equitação...
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre.